Governador visita Feira dos Importados

Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Circulou pelas bancas, fez compras e ouviu as demandas dos feirantes locais. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha esteve no final da manhã deste sábado (3) em visita à Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Circulou pelas bancas, fez compras, comeu pastel com caldo de cana e ouviu as demandas dos feirantes locais. Ele estava acompanhado do vice-governador Paco Brito, do deputado federal Júlio César e dos distritais Rodrigo Delmasso e Valdelino Barcelos.

Após conversar com vários comerciantes do local, que pediram a reabertura dos portões laterais, Ibaneis disse que vai autorizar a medida após estabelecer critérios. “Vamos definir com o presidente da feira a questão dos protocolos para que seja feito em segurança”, afirmou.

Segundo Ibaneis, outras reivindicações como melhoria da iluminação pública e segurança; a retirada de ambulantes informais ao longo das calçadas; e mais linhas de transporte para os trabalhadores também serão tratados como assuntos prioritários. “Vamos agendar com um grupo de representantes para juntamente com os secretários de Mobilidade e de Governo resolvermos todas essas questões”, garantiu.

A visita do governador faz parte de uma rotina que ele pretende estabelecer na agenda aos finais de semana. “As feiras empregam milhares de pessoas no DF e fazem parte de uma tradição entre as famílias de Brasília”, lembrou. “Nossa função é cuidar muito bem desses espaços e é isto o que vamos fazer. Na semana passada, estivemos na Feira do Guará. A reclamação era o telhado, que já foi consertado nesta semana e os feirantes estão muito felizes. Já recebi muitas mensagens de lá”, afirmou.

O governador disse ainda que conta com a parceria da Câmara Legislativa para ajudar nas melhorias de infraestrutura das feiras. “Vamos fazer essas visitas juntamente com os deputados, que podem contribuir também destinando emendas e ajudando a cobrar, dos secretários, as melhorias para a população. Porque se os feirantes forem atendidos certamente a população do Distrito Federal vai se sentir melhor”, arrematou Ibaneis.

O governador tem planos também para a feira do Núcleo Bandeirante. “Quero ir até lá para concluir um projeto de reforma. Frequento muito aquele local e sei que tem um desnível muito forte do terreno, que precisa ser ajustado”, detalhou.

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, que acompanhou a visita à Feira dos Importados, a investida do governador tem um propósito maior: ajudar no processo de retomada das atividades econômicas. “As feiras são grandes centros de compras e, aos poucos, precisam voltar a se desenvolver de maneira natural. É claro que, ainda em pandemia, precisamos tomar todos os cuidados. Mas o que estamos observando é que os feirantes estão bem conscientes disto e fazendo sua parte”, destacou.

O clima da visita foi de festa. “Fomos pegos de surpresa com essa visita do governador, mas estamos felizes em vê-lo por aqui”, afirmou o presidente da Feira dos Importados, Damião Soares. Segundo ele, a feira aos poucos vem retomando o comércio. “A pandemia atrapalhou muito a gente. Mas estamos numa expectativa grande de que as coisas melhorem com as vendas do final de ano”, previu.

A administradora do SIA, Luana Machado, destacou que o governo vai investir ainda mais em segurança no local. Segundo ela, neste ano, foram instaladas 18 câmeras de videomonitoramento e mais investimentos virão. “Vamos colocar R$ 1,65 milhão na troca de toda a iluminação do SIA e sabemos que quando a iluminação é eficiente a segurança no local também melhora”, afirmou.

FONTE: RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON