A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais foi lançada em sessão solene, nessa quinta-feira (4), na Câmara Legislativa do Distrito Federal
O objetivo principal é desenvolver debates e propor políticas públicas em defesa dos animais. “O trabalho consiste em buscar uma legislação mais rígida de combate aos maus-tratos, promover o bem-estar animal e cumprimento das leis de proteção” destaca o autor do requerimento para realização da abertura da sessão, deputado distrital Daniel Donizet. Segundo Donizet, um dos principais objetivos do colegiado é lutar para ampliar as políticas públicas em defesa dos animais. “O atual desafio é o cumprimento das 17 leis do DF voltadas à proteção animal”, afirmou, ao defender, entre outros pontos, a regularização das ONG’s do DF voltadas à causa; a ampliação do serviço gratuito de castração via castra-móvel e a construção de um abrigo público no DF para abrigar animais resgatados, tratá-los e oferecê-los gratuitamente para adoção responsável.”
De acordo com secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA), Gutemberg Gomes, a pauta de proteção animal é de extrema importância. “Na primeira conversa com o governador, Ibaneis Rocha, ele me pediu que cuidasse da causa dos animais. Esse é um compromisso do Governo, ressalta o secretário. “Uma frente parlamentar em defesa dos Animais é fundamental para construirmos políticas públicas estruturantes em defesa da causa.“
A subsecretária de Proteção Animal da SEMA, Edilene Cerqueira, que esteve prestigiando o evento, afirma ainda que “a união dos parlamentares que se dedicam à defesa dos direitos dos animais, tem por objetivo compartilhar a trajetória de lutas em todo país, e com isso fortalecer a pauta e dar voz àqueles que nao podem falar.”
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais do DF reuniu deputados federais e estaduais que atuam pela causa. Também estiverem no lançamento as autoridades locais, ativistas, protetores independentes, representantes de entidades e da sociedade civil.