De acordo com o projeto, serão implantados 600 metros de ciclofaixa compartilhada para ciclistas e pedestres, passando dentro da rodoviária. Será uma interligação entre a ciclovia que passa pela Torre de TV com a ciclovia que segue para a Esplanada dos Ministérios. Estão previstos sete pontos de travessia, com sinalização vertical e horizontal.
Realizada no auditório do DER-DF, a audiência foi acompanhada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e contou com a participação de entidades que congregam ciclistas, como Rodas da Paz, Bike Anjo e Rede Mobilidade, além da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do DF.
O projeto apresentado pela Semob já está adequado a diversas contribuições que a pasta recebeu no período de consulta pública, que ficou aberta à participação popular no período de 13 de março a 11 de abril deste ano. A proposta prevê o atendimento aos ciclistas sem interferir na operação do terminal, que concentra as principais linhas de ônibus do DF e faz a conexão com a estação central do metrô.
Foram debatidos diversos pontos relacionados com a segurança dos pedestres e ciclistas no terminal. Pela rodoviária, passam cerca de 700 mil pessoas por dia, além de 1.200 ônibus que realizam mais de 8 mil viagens diariamente. Uma das principais preocupações apresentadas pelos ciclistas é a necessidade de redução da velocidade dos veículos na região da Rodoviária do Plano Piloto.
A Semob esclareceu que, no interior do terminal, os veículos são obrigados a obedecer às regras de circulação e velocidade. A Rodoviária do Plano Piloto opera como se fosse uma Zona 30, onde os veículos têm que transitar com reduzido limite de velocidade e os motoristas devem observar o compartilhamento das vias com os pedestres e ciclistas.
Bicicletário
O projeto prevê a implantação de um bicicletário no piso térreo da rodoviária com capacidade para 32 bikes, que poderão ser estacionadas em paraciclos que ficarão em ambiente fechado. Mas uma das propostas que a Semob recebeu é para que o bicicletário seja ampliado para 55 vagas, tamanho que seria mais adequado ao custo/benefício de implantação e operação do equipamento.
O promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, Dênio Augusto de Oliveira Moura, esclareceu que o projeto deve prever também o controle de entrada e saída das bikes no bicicletário. “Em todo o projeto, é preciso prever também a iluminação e a sinalização destinada não somente aos ciclistas, como aos pedestres”, alertou.
O secretário executivo da Semob, Alecxandro Pinho, destacou que o projeto está em fase de aprimoramento e que a participação da população é importante. “As manifestações enriquecem o debate e nos dão condições de observar como atender o cidadão em diversos aspectos. Precisamos ouvir quem utiliza os equipamentos públicos para entendermos as demandas e buscarmos as soluções. A Semob vai avaliar e responder todas as sugestões e questionamentos”, afirmou.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade