Câmara Legislativa cria comissão especial para acompanhar plano de vacinação
Proposta de Fábio Felix (PSOL) foi subscrita por Chico Vigilante (PT), Reginaldo Veras (PDT), Martins Machado (Republicanos), Delmasso (Republicanos), Agaciel Maia (PL), Jaqueline Silva (PTB) e Leandro Grass (Rede)Foto: Figueiredo/CLDF
Os deputados distritais aprovaram, em turno único, na sessão remota da Câmara Legislativa desta quinta-feira (10) a criação de uma Comissão Especial no âmbito da CLDF, composta por até cinco parlamentares, destinada a acompanhar e fiscalizar a formulação do plano de vacinação contra o novo coronavírus pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A medida, objeto do requerimento no 2.045/2020, apresentado pelo deputado Fábio Felix (Psol) e assinado por vários distritais, fixa o prazo de seis meses para as ações do colegiado, podendo ser prorrogado por igual período.
Na sessão da última terça-feira (8), Felix informou os colegas sobre o requerimento, chamando a atenção para a situação atual do DF, que já computa mais de 4 mil óbitos pela Covid-19. Na mesma ocasião, vários distritais analisaram o quadro, destacando o início da imunização em massa em diversos países. Na avaliação do parlamentar, Brasília “está ficando para trás”. Já a sua colega Arlete Sampaio (PT), uma das signatárias do requerimento, entre outros aspectos, lamentou a ausência do governador Ibaneis Rocha em reunião do ministro da saúde com os governadores das demais unidades da federação.
No pedido para a criação da comissão especial – também assinado por Chico Vigilante (PT), Reginaldo Veras (PDT), Martins Machado (Republicanos), Delmasso (Republicanos), Agaciel Maia (PL), Jaqueline Silva (PTB) e Leandro Grass (Rede) –, os deputados afirmam a preocupação com a posição do GDF que tem informado, segundo a imprensa, que aguardará providências sobre a vacinação por parte do Governo Federal.
Marco Túlio Alencar
Foto: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa