Quanto dura um rinoceronte?

Quanto dura um rinoceronte?
Bióloga brasiliense lança livro infantil em resposta
ao verso homônimo de Pablo Neruda
   

Por Clarice Gulyas 

Já parou para pensar Quanto dura um rinoceronte? A bióloga Nurit Bensusan, sim.  E trouxe as respostas em um divertido livro infantil que revela os diversos tipos de animais da espécie e trata das dificuldades de preservação dos rinocerontes e seus habitats. Baseado no Livro das Perguntas, de Pablo Neruda, Quanto dura um rinoceronte? (editora Peirópolis)  será lançado nesse sábado (26/5), às 16h, no  Café Ernesto (115 sul).  A programação inclui um bate papo casual com a autora, oficinasde jogos com temas biológicos e aulas de yoga para a criançada. O evento é aberto à comunidade.

“Quanto dura um rinoceronte depois de ser enternecido?”. A curiosidade trazida em um dos versos do poeta chileno Pablo Neruda, aliada à vontade de escrever pela primeira vez para o público infantil, serviu de inspiração para o mais novo trabalho da bióloga Nurit Bensusan, também autora das obras Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo e Meio Ambiente: e eu com isso?, da mesma editora.

“Sempre quis escrever uma resposta ambiental para essa pergunta tão instigante.  Acho que as informações sobre o rinoceronte, como espécie ameaçada, são interessantes, mas há também um  convite à reflexão e um bom momento de contemplação da beleza das ilustrações feitas pela ilustradora Taisa Borges”, comenta Nurit, que também desenvolve jogos com temas biológicos como forma de popularizar a ciência e despertar a conscientização ambiental em crianças e adolescentes.

Nas 45 páginas ultra coloridas de Quanto dura um rinoceronte? as respostas em torno do que comove o rinoceronte contemplam informações sobre as cinco espécies que vivem ou já viveram na Terra. A solidão dos mamíferos e a caça predatória, principalmente com a comercialização ilegal dos chifres dos animais para o uso na medicina oriental são outros pontos tocados pela autora. “Muitos rinocerontes ainda morrem por causa do chifre. Ele é feito de pelos compactados e queratina, o mesmo material das nossas unhas. Será que ele é um remédio? Não sei, mas não parece bom para o rinoceronte”, diz um dos trechos do livro, que pode ser adquirido pelo site: www.editorapeiropolis.com.br 


Oficina de jogos e aulas de yoga
Durante o lançamento do livro, o público infantil terá a oportunidade de fazer novas amizades e colocar em prática seus conhecimentos sobre o meio ambiente com os jogos da Biolúdica, criados por Nurit Bensusan.  Além de propor maior interação entre os jovens em plena era digital, os jogos Bioquê?e Tsunami ultrapassam a ideia de passatempos educativos e oferecem um entretenimento inteligente onde meninos e meninas a partir de 7 anos de idade entram em contato com o universo da ciência e superam desafios onde a regra principal é conhecer e preservar o meio ambiente.

Outra atração do evento serão as aulas de yoga voltadas para o público infantil, ministradas pela professora Dayse Rose. Segundo ela, a prática dos exercícios vai além dos benefícios físicos como a melhora da postura e da respiração, e contribui para a socialização das crianças. “Nós trabalhamos além da prática de ásanas (posturas), as relações interpessoais, abordando valores éticos e morais, como a verdade, a não violência, a autodisciplina, que leva a concentração; trabalhamos também a autoestima da criança, o respeito ao próximo”, diz Dayse.


Sobre Nurit Bensusan
Bióloga e engenheira florestal, é pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo ( http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta ), uma de suas plataformas de popularização da ciência, e criadora da Biolúdica ( http://www.bioludica.com.br ), oficina de jogos com temas biológicos voltada para crianças e adolescentes.. Participa também do coletivo de ideias Biotrix ( www.biotrix.com.br ). Com diversos livros publicados, entre eles Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo e Meio Ambiente: e eu com isso? (editora Peirópolis), foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil.




Serviço:
Quanto dura um rinoceronte?
Data: 26 de maio
Hora: 16h
Local: Café Ernesto (115 Sul)
Ingresso: entrada franca
Informações: (61) 8177 3832
Site:
www.bioludica.com.br


Segue algumas reportagens recentes com
a bióloga Nurit Bensusan:

Jogos infantis incentivam preservação do meio ambiente – Biolúdica na TV RBS! 16/4/2012

 

Bióloga cria jogos de cartas com temas ecológicos – Bom Dia DF (Globo)

 

Para aprender e se divertir: jogos da Bioludica ganham reportagem especial na Tv Justiça! Confira: http://vimeo.com/42360411

Para aprender e se divertir: jogos da Bioludica ganham reportagem especial na Tv Justiça! Confira: http://vimeo.com/42360411 Programa EcoSenado revela jogos com temas biológicos em Brasília

 

Assessoria de Imprensa / Biolúdica:
Clarice Gulyas (61) 8177 3832 / 8428 0719 claricegulyas@gmail.com

Feed