Lei de João Cardoso reconhece atividades dos Centros de Iniciação Desportiva como atividade profissionalizante
A Câmara Legislativa aprovou nesta terça (23/11) o projeto de lei 2.366/2021, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), que reconhece as atividades dos Centros de Iniciação Desportiva (CID) como atividade profissionalizante. O objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes a qualificação para a inserção e atuação no mercado de trabalho.
“A aprovação deste referido Projeto de Lei irá contribuir para a geração de diversas atividades profissionais, principalmente por possibilitar a ampliação do processo de seleção e formação de futuros atletas, contribuindo, por si só, na redução do desemprego, grande fator motivador da criminalidade na sociedade contemporânea.”, afirma João Cardoso.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), os CIDs oferecem aos estudantes a oportunidade da prática, do conhecimento técnico e tático de diferentes modalidades esportivas, buscando identificar diferentes aptidões, interesses e oportunizando a ampliação do processo de seleção e formação de futuros atletas.
“São nessas condições que os CIDs promovem ao aluno vivenciar a modalidade esportiva, adquirir o aprendizado para ser futuramente um profissional da área de educação física, mais especificamente da modalidade esportiva aprendida. Fato que se materializa com inúmeros atletas profissionais que já passaram ou fazem parte do programa Bolsa-Atleta formados pelos CIDs do DF.”, traz o texto da matéria aprovada.
Foto: Carlos Gandra/CLDF