“Serão 3.170 m² de grama só nesse pedaço. A área é dividida em dois canteiros – um no lado sul e outro, maior, no norte, que será cortado por uma ciclovia”, detalha o engenheiro civil Samuel Teles, responsável por supervisionar a construção do Túnel de Taguatinga. “Até o momento, nossa equipe de jardinagem plantou quase 900 m²”. Ao todo, o boulevard terá 20.905 m² de canteiros.
A quantidade de mudas que devem ser plantadas varia de seis a nove por metro quadrado, a depender do tamanho de cada uma delas. Para garantir que a grama cresça saudável, o pH do solo tem sido tratado com calcário. “Também temos usado adubo químico à base de nitrogênio, potássio e cálcio”, comenta Samuel.
O plantio da grama só pode ser iniciado na fase 1 porque as obras da pista do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido), já estão concluídas. Os 8.056 m² do corredor exclusivo para ônibus foram feitos de pavimento rígido, revestimento de alta durabilidade produzido com concreto de cimento Portland (CCP).
Para dar o acabamento não só à pista mas também aos canteiros, o trecho recebeu pouco mais de 2.000 m de meios-fios. Além do arremate às quatro faixas de rolamento, a guia ajuda na drenagem das águas pluviais. É o paralelepípedo de concreto que disciplina o fluxo em direção aos bueiros. “O boulevard terá um total de 63 bocas de lobo”, calcula Samuel.