Campanha Setembro Amarelo

Por: Laezia Bezerra

Nesta terça-feira (10), comemora-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês de setembro, com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios. O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), criada em 2014 juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Cerca de 12 mil mortes são registradas todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. A maioria dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Falar sobre suicídio ainda é um tabu em nossa sociedade. O conteúdo é delicado e complexo e a campanha Setembro Amarelo, surgiu com o intuito de mudar esse cenário, isto é, de conscientizar a população sobre a importância do tema.

Sem julgamentos e opiniões

Abordar a questão do suicídio é uma tarefa muito delicada, porém, de grande relevância. Campanhas como o Setembro Amarelo são oportunidades para iniciar ou intensificar os esforços no combate ao suicídio.

Não é preciso estar ligado a uma instituição para ajudar uma pessoa que pensa em tirar a própria vida, basta que você se mobilize. Tudo que esta pessoa, não precisa é de críticas. Tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem expressar julgamentos ou opiniões.