Câmara realiza sessão solene em comemoração ao aniversário de 213 anos da Polícia Militar do Distrito Federal

Foto: Bruno Sodré/CLDF

O comandante geral da corporação Coronel Fábio Augusto agradeceu o reconhecimento da Casa aos serviços prestados pelos policiais à população do Distrito Federal

O comandante geral da corporação Coronel Fábio Augusto agradeceu o reconhecimento da Casa aos serviços prestados pelos policiais à população do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta terça-feira (17/5) sessão solene para celebrar o aniversário de 213 anos da Polícia Militar do DF (PMDF). A homenagem, proposta pelo deputado Hermeto (MDB), contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), do Corpo de Bombeiros Militares, do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, e de diversos militares que lotaram tanto o plenário, como as galeria da CLDF.

Com 213 anos, celebrados em 13 de maio de 2022, a fundação da Polícia Militar do Distrito Federal, curiosamente, é muito mais antiga do que o estabelecimento da capital do país no Planalto Central. Sua origem está na vinda da corte real portuguesa para o Brasil, que instigou a criação, em 13 de maio de 1809, no Rio de Janeiro, da Divisão Militar da Guarda Real, considerado o primeiro núcleo da Polícia Militar do Distrito Federal. A PMDF foi de fato instalada em Brasília somente em 1966, com policiais deslocados do Exército, da polícia do Rio de Janeiro e de outras instituições de segurança pública.

O deputado Hermeto, que também é subtenente da PMDF, destacou que continuará trabalhando em prol dos policiais militares, foco inicial desde sua eleição. “Não desisto do meu propósito de quando fui eleito. Tenho o trabalho de mostrar ao nosso governador a importância da da PMDF.” Hermeto ainda afirmou que se dedica à elaboração de um plano de reestruturação, para instaurar melhorias na corporação.

 

Milton Rodrigues, representante da Secretaria de Segurança Pública, enfatizou a relevância da atuação dos policiais na manutenção da qualidade de vida em Brasília. “A gente sabe da importância da atuação dos senhores, seja praça sejam oficiais, os senhores são os primeiros garantidores dos direitos fundamentais, garantem a manutenção da paz e da ordem pública. Hoje a gente tem uma polícia militar sólida e forte, os resultados que temos no DF são graças a integração das forças e sobretudo da atuação da PM.”

O vice-governador do DF, Paco Britto, salientou que a homenagem prestada aos militares foi muito merecida em relação à atuação que a PMDF realiza. “Todas as honras prestadas são de justo e merecido reconhecimento, temos orgulho da nossa polícia. A história da PMDF é construída por homens e mulheres que contribuíram e contribuem de forma relevante na vida de nossa capital, garantindo tranquilidade e segurança.”

Paco Britto afirmou ainda que reconhecer o trabalho de um policial militar não deve ser uma tarefa difícil quando se trata de ações em situação de risco e agradeceu o empenho dos praças e oficiais. “É fácil reconhecer o fato que a atividade policial é nobre e grandiosa toda vez que estamos diante de um feito que poucos fariam e que há alguém que faça com risco à própria vida e segurança. Por tudo que fazem, vocês nos dão certeza que Brasília tem as melhores forças de segurança do país”, completou

O comandante geral da corporação Coronel Fábio Augusto agradeceu o reconhecimento da Casa aos serviços prestados pelos policiais à população do Distrito Federal “Nos honra muito estar aqui hoje recebendo essa homenagem como comandante da corporação, é um orgulho muito grande sobretudo porque é um policial militar presidindo a sessão solene.”

O comandante frisou, mais uma vez, a necessidade da corporação para o bem-estar dos brasilienses. “Tivemos a oportunidade de salvar muitas vidas, graças ao trabalho dirigido, coordenado pela secretaria de segurança pública, com a participação de todas as forças. Cada um aqui é responsável por uma polícia militar cada vez melhor.”

O Coronel também fez questão de citar a atuação social da PM, com apoio a projetos como escolinhas de futebol e equoterapia, método terapêutico que se utiliza de cavalos para ajudar na reabilitação, para crianças com deficiência.

Ao final da sessão foram entregues moções de louvor a diversos policiais militares. Você pode assistir a homenagem completa no canal do YouTube da TV Câmara Distrital.

Isabella Almeida (estagiária) – Agência CLDF