CLDF aprova Semana Maria da Penha nas Escolas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira (05), em segundo turno, projeto da deputada Júlia Lucy (NOVO) que institui a Semana Maria da Penha nas escolas do Distrito Federal. A ideia é dedicar um tempo do calendário escolar das escolas públicas e particulares para discutir e alertar a comunidade escolar sobre o problema.

A parlamentar, que é procuradora especial da Mulher da CLDF acredita que é necessário, além de conscientizar os estudantes, também capacitar educadores para que colaborem na desconstrução da cultura que tende a colocar quase como natural alguns tipos de violência contra as mulheres.
“É importante que as escolas estejam prontas para refletir sobre o problema para que os estudantes sejam ensinados sobre a importância do respeito aos direitos humanos e sobre o que significa a Lei do Feminicídio”, disse a deputada.

Júlia Lucy acredita que a conscientização tornará mais fácil a identificação e a denúncia dos casos de violência, onde quer que ela ocorra. “Todos sabemos que isso é um longo processo. Há comportamentos arraigados no comportamento de algumas famílias que acreditam que não há nada de errado em agressões que nem sempre são físicas”, lembrou.