Blitz pelo bafômetro obrigatório

O Movimento Bruna Pela Vida em parceria com a Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), o Comitê Nacional de Vítimas da Violência (Convive) e a ong Rodas da Paz irá realizar nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) uma espécie de “blitz” em postos de combustíveis, bares, faculdades e avenidas do Distrito Federal.

O grupo irá abordar os motoristas com a entrega de folders educativos com a intenção de divulgar a passeata que acontecerá nesse sábado (20) em protesto a não obrigatoriedade do teste do bafômetro na lei seca e de conscientizar os motoristas da importância do uso do cinto de segurança.
“A Bruna ficou preocupada com o amigo que estava bêbado e resolveu ir com ele até a casa. Ela era minha única irmã e perde-la assim é muito difícil. A dor é irreparável. Quero conscientizar as pessoas que álcool e direção não combinam, e que o uso do cinto é fundamental ao entrarmos em um carro”, desabafa Bárbara de Oliveira Carneiro, irmã de Bruna.


De acordo com a subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência, Valéria de Velasco, iniciativas como essa contribuem para mudar o quadro de violência no trânsito. “Nossa cultura de falta de prevenção e de cuidado com a vida costuma tachar esse tipo de acontecimento de “fatalidade”. A violência nas pistas custa mais de R$ 6 bi ao país, por ano, de acordo com pesquisas do Ipea e Denatran. Sem contar os danos psicológicos, financeiros e à saúde dos familiares das vítimas”, diz.

A passeata será nesse sábado a partir das 15h com trajeto da quadra 403 sul até a 601 norte pela via L2 – mesmo percurso do acidente de Bruna.

Bruna Pela Vida
O Movimento Bruna Pela Vida foi criado por amigos e familiares de Bruna de Oliveira Carneiro, 20 anos, que faleceu após capotamento ocorrido na madrugada do dia 14 de outubro. A jovem não usava o cinto de segurança no momento em que resolveu acompanhar um amigo que estava embriagado após deixarem uma festa. O motorista dirigia um Astra placa JGS-0664/DF em alta velocidade quando perdeu o controle do carro, colidindo com uma árvore e um poste que ocasionaram o capotamento no estacionamento da Companhia Energética de Brasília (CEB), na quadra 601 norte. Bruna foi arremessada do veículo e sofreu diversos ferimentos e traumatismos cranianos. Permaneceu uma semana em coma no Hospital de Base, mas acabou indo a óbito na madrugada do último dia 20.
Feed